Andragogia: Educação Continuada e Permanente

Por Maria do Carmo Carrasco

De acordo com o Dicionário Aurélio, “Educação” significa “ato ou efeito de educar (-se). Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral [...] do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social [...] continue reading

A Educação Integral e a Criação do Conhecimento

Por Maria do Carmo Whitaker

Estamos na era do conhecimento, da gestão do saber. As enciclopédias, que supostamente abarcavam todo o conjunto do conhecimento humano já não conseguem abranger todo esse saber, que se amplia a cada momento, em uma velocidade vertiginosa. continue reading

As Setes Chaves para Alavancar o seu Marketing Comunicacional

Dicas Práticas

Sabia que um dos mais simples, mais óbvios e mais importantes meios para conseguir a boa vontade alheia é lembrar os nomes das pessoas? Desta forma você fará com que todas as pessoas se sintam importantes, entretanto, quantos de nós fazemos isso? continue reading

Inteligência Comunicacional

Estilos e Canais de Comunicação

De acordo com os estudos da Programação Neurolinguística, é possível identificar os estilos de comunicação do nosso interlocutor. As informações são processadas pelos nossos órgãos do sentido até chegar em nosso cérebro. continue reading

Estratégia Certeira - Comunicação Corporativa e Pessoal

Contribuições da Fonoaudiologia dentro de empresas e no desenvolvimento de competências individuais

A Comunicação é considerada uma das principais ferramentas estratégicas das relações profissionais e sociais. No ambiente corporativo, esta competência é fundamental, pois exerce um extraordinário poder par o equilíbrio , o desenvolvimento e a expansão das empresas.  continue reading

Você sabe Ouvir e Escutar?

Esta é uma grande questão!

Tenho constatado no meu dia a dia, que o aspecto 'saber ouvir e escutar', ainda, tem sido tratado com certa negligência.🎯 É, fato, que é difícil escutar bem, especialmente sob a tensão de um momento de entrevista, apresentações de serviço, negociação, audiência, conversação, atendimento ao cliente, mediação, entre outros. No entanto, ainda existe muita falta de paciência para ouvir e escutar o outro. A desculpa é a falta de tempo, as multitarefas, os compromissos e os afazeres. Vejo as pessoas sendo interrompidas..  continue reading

O que o "Chef's Table" e o "Street Food" da Netflix podem nos ensinar?!

Conheça os desafios.

O que o "Chef's Table" e o "Street Food" da Netflix podem nos ensinar?! Gosto muito de gastronomia, desde da época em que fiz minha primeira formação em Fonoaudiologia, rsrsrs. Por que disto, porque toda vez que me apresentava como fonoaudióloga ninguém conhecia a profissão e achava que tinha alguma coisa com a área de forno, fogão e cozinha. Saibam que poderia até ficar chateada, mas acreditem tirava proveito da situação e deixava todo mundo super entusiasmado e interessado sobre tudo o que a fonoaudiologia pode oferecer....  continue reading

Why? Por que você faz o que faz?

Qual é o seu motivo?

Why? Por que você faz o que faz? Pense no que você quer conquistar, aonde você quer chegar e quais os resultados você almeja. São estas algumas das perguntas que nos fazemos. Para seguirmos em frente é necessário ter 'motivação'. É necessário ter um motivo, uma explicação relacionada ao que fazemos... continue reading

Comunicação Corporativa e Empresarial

Ferramenta que Integra as Pessoas

A comunicação, desde os primórdios, é uma ferramenta que integra as pessoas e as diversas atividades realizadas diariamente, principalmente nas empresas. E hoje, diante das exigências do mundo dos negócios, é fundamental que ela ocorra de forma alinhada e eficaz, ocasionando uma verdadeira revolução nas organizações em todo o mundo... continue reading

Fonoaudiologia Empresarial: sua Aplicabilidade

Segmento e Atuação

Nos últimos anos o mundo dos negócios exige profissionais cada vez mais preparados e com várias habilidades. Por isso empresas e diversos profissionais estão buscando resoluções e treinamentos específicos, pois a chegada do 2º milênio, demonstra uma verdadeira revolução nas organizações... continue reading

Planejamento

Cinco Passos para o Sucesso

Planejamento: trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados; planificação; elaboração de etapas com bases técnicas, com objetivos definidos; projetar… continue reading

Inteligência Comunicacional

Como Ordenar a Informação e seu Discurso

ocê sabia que o “fator humano” tem sido considerado o verdadeiro fator de diferencial competitivo? Por isso o tema ‘Inteligência Comunicacional – Clareza e Simplicidade que faz a diferença é fundamental... continue reading

O Profissional e a Comunicação Eficaz

O Processo de Aprimoramento Comunicacional

O tema Andragogia: ferramenta para fonoaudiologia empresarial, educação continuada e permanente tem sido considerado fundamental para o processo de personal communication trainer e coach em comunicação, assim como para os treinamentos in company... continue reading

Andragogia

Metodologia Facilitadora para Treinamentos e Consultorias

O tema Andragogia: ferramenta para fonoaudiologia empresarial, educação continuada e permanente tem sido considerado fundamental para o processo de personal communication trainer e coach em comunicação, assim como para os treinamentos in company... continue reading

Marketing Comunicacional

A Importância da Aparência, da Expressão Corporal e Facial no Mundo Contemporâneo

Nós só temos uma primeira chance de causar uma boa primeira impressão! Por isso o tema ‘Marketing Comunicacional: como construir uma imagem de sucesso’ é fundamental... continue reading

Fonoaudiologia Empresarial: O que é?

Conhecendo a Metodologia e Segmento de Atuação

A Fonoaudiologia Empresarial como ciência no seu saber fazer se dedica ao estudo da Comunicação Humana e seus Distúrbios na área empresarial. Maria do Carmo Carrasco foi precursora e desenvolvedora da área e segmento de atuação padronizando as tarefas... continue reading

Comunicação Corporativa e Pessoal

Objeto de Estudo

Atualmente o mundo dos negócios exige profissionais cada vez mais preparados e com várias habilidades. Por isso, empresas e diversos profissionais estão buscando resoluções e treinamentos específicos, pois temos uma verdadeira revolução nas organizações... continue reading

Pilares Importantes para Atuar no Ambiente Corporativo

Preparação de Portifólio e Marketing de Relacionamento

No artigo anterior “Os Quatro Pilares para começar a atuar no Ambiente Corporativo” abordei a importância de reposiciona-se por meio do entrosamento com o ambiente corporativo, ajustando e desenvolvendo uma linguagem técnica e utilizando um roteiro de contato... continue reading

Os Quatro Pilares

Para começar a Atuar no Ambiente Corporativo

Nos últimos vinte anos tenho atuado no ambiente corporativo, como consultora, assessora, mentora, gestora, facilitadora de treinamento e personal communication trainer. Mas, saiba nem sempre foi assim! continue reading

Fonoaudiologia Empresarial: Sete Passos

Para Atuar no Ambiente Corporativo - Infográfico esquematizado

O mundo dos negócios exige profissionais cada vez mais preparados e com várias habilidades. Assim a comunicação se torna um skill e um objeto de estudo fundamental. De acordo com o CENÁRIO MUNDIAL, temos... continue reading

Três Dicas Infalíveis Para Promover a Escuta Atenta

Infográfico esquematizado

Segundo Peter Drucker 60% de todos os problemas […] resultam de ineficiência na comunicação”. De acordo com pesquisas recentes em torno 47% dos funcionários funcionários que participam das reuniões sentem que mais da metade do tempo é desperdiçado.... continue reading

Para fazer Bonito na Pronúncia

Infográfico esquematizado

Infográfico fresquinho sobre os principais deslizes de pronúncia que devemos ter cuidado!! Para fazer bonito, veja neste material os erros mais comuns e a maneira correta de falar cada palavra. Para visualizar CLIQUE no arquivo para aumentar, ok?! Acompanhe estes exemplos, baixe e compartilhe... continue reading

Samba no Pé

Desafios do Século e a Comunicação Eficaz

Quem é capaz de dançar o samba no pé e participar do carnaval, com certeza consegue enfrentar os desafios do século e da competitividade... continue reading

As Setes Chaves

para Alavancar o seu Marketing Comunicacional

Sabia que um dos mais simples, mais óbvios e mais importantes meios para conseguir a boa vontade alheia é lembrar os nomes das pessoas? Desta forma você fará com que todas as pessoas se sintam importantes, entretanto, quantos de nós fazemos isso? continue reading

Comunicar-se de Forma Eficaz

Condição necessária para o Sucesso Profissional do Advogado

Depoimento Dr.ª Cristiane Rodrigues. Desde que passamos a frequentar os bancos da faculdade de Direito, nos debruçamos... continue reading

Argumentar é preciso, já dizia Aristóteles!

E Hoje?

Para mostrar o quanto é importante nos dias de hoje saber argumentar em várias situações, apresentar um pouco de história é... continue reading

A Comunicação e o Poder da Vulnerabilidade

O que nos faz buscar uma comunicação eficaz e perfeita?

Depois de alguns anos de estudo e pesquisa cheguei à conclusão que as pessoas não precisam de uma comunicação eficaz, mas, sim de uma comunicação espontânea. Mas, afinal, por que buscamos uma comunicação eficaz e por vezes a perfeição? Ao assistir o TED da pesquisadora Brené Brown sobre a vulnerabilidade como possibilidade de vida plena, algumas questões vieram a tona e por isso realizei esta reflexão: continue reading

Etiqueta Digital

Comunicação Eficaz e Oratória nas Redes Sociais

Estamos vivendo em um momento de mudanças de paradigmas e isso pode ser comprovadamente percebido no uso das mídias sociais. As pessoas passam a maior parte do tempo conectadas nas redes sociais e desta forma a comunicação digital, sua imagem e performance comunicacional, se tornam aspectos relevantes. continue reading

Oratória Contemporânea

Sua Aplicabilidade e Importância nos Dias de Hoje

Dentre as qualificações profissionais, a capacidade de comunicar-se de forma eficaz apresenta-se como uma das principais características solicitadas nas grandes corporações. Falar bem, com segurança, elegância e naturalidade em qualquer situação é imprescindível.  continue reading

Como Decifrar e Escolher o seu Candidato Político

Laboratório de Observação da Linguagem Corporal, Expressões Faciais das Emoções e da Performance Comunicacional

Com base na análise científica do comportamento comunicacional, é possível identificar o que é dito e se o candidato está fazendo uma representação premeditada, desonesta e inautêntica e por mera conveniência. 🎯 Então, aproveite este artigo e roteiro para começar a sua observação e análise... continue reading

Maria do Carmo Carrasco

Sou apaixonada pelo tema 'Comunicação Pessoal, Interpessoal e Corporativa' e todos os aspectos relacionados ao aprimoramento da Performance Comunicacional (Imagem, Estilo, Marca, Coloração Pessoal, Visagismo, Oratória, Communication Design etc), assim, como o tema Desenvolvimento Humano. Então, nos últimos 35 anos venho me dedicando a desenvolver estratégias e técnicas práticas nestes temas. Por conta disso e aproveitando minhas formações, atuo como Fonoaudióloga Empresarial; Perita em Comunicação e Expressividade Humana, Linguagem Corporal, Marcas e Microexpressões Faciais; Media Trainer; Personal Communication Trainer® (técnica que desenvolvi); Coach e Mentory de Comunicação; Communication Designer, Personal Communication Branding®(técnica que desenvolvi) e Consulting Style and Image/ Personal Stylist. E, estou muito feliz com os resultados dos meus clientes e alunos. Bora continuar! Quer conhecer um pouco mais minha atuação confira no link: http://mariadocarmocarrasco.com.br/sobre